Sou Juliana Neri, soteropolitana nascida e criada na comunidade do Nordeste de Amaralina. Sempre me interessei e fui incentivada a experimentar diversas linguagens e expressões artísticas. Comecei a estudar fotografia em 2008, caminho que segui em paralelo ao estudo de música e à graduação em história.
Finalizei a graduação, me afastei das partituras, mas minha relação com a fotografia se manteve. Ainda que a relidade material, cobrasse períodos de afastamentos, nunca rompemos em definitivo. Eu e a fotografia constantemente nos reencontros nas esquinas da vida.
Mostras e Exposições
Memória, Ancestralidade  e Afeto (2019)
Série Forças em Movimento em cartaz no Museu Nacional de Arte de Maputo. Exposição integrante do projeto PHOTO-GÊNERO 2019: Semana de Fotografia Baiana em Maputo.
Toronto Art Book Fair (2017)
Fotografia Ogum selecionada para para compor a mesa brasileira do festival em Toronto, Canadá.
Odoyá – Personagens da Festa no Rio Vermelho (2016)
Série fotográfica Odoyá em cartaz no Teatro Jorge Amado.

Publicações
Sussurros no Quintal do Quilombo - Tessituras Femininas para um Futuro Humanitário (2023)
Fotografias de mulheres quilombolas de três quilombos baianos e seus respectivos territórios. Texto de Candai Calmon Bispo dos Santos.

Artes Negras em Pauta (2022)
Artigo Griots: Memórias e Identidade na Diáspora Artística de Artistas Negras em Moçambique
Produzido em parceria com as artistas Tamires Lima e Andressa Monique
Revista Laroyê III (2021)
Série fotográfica Aqui, só que Lá
Antologia Respiros Poéticos: percursos, poesia e materialidades (2021)
Obra Água mole em pedra dura
Acesse aqui
Revista Cinzas no Café - UNEB (2012)
Ensaio Editorial Ditadura da Moda

Eventos
IV Fórum Negro de Arte e Cultura (2020)
Participação na mesa Percursos: Diáspora Artística de Mulheres Negras, organizado pela UFBA, ao lado de Tina Melo, Tamires Lima e Andressa Monique.
Representatividade (2019)
Participação na mesa Percursos: Diáspora Artística de Mulheres Negras em Moçambique, organizada pela EBA UFBA, ao lado de Tamires Lima e Andressa Monique.
Bate-papo e Oficina Estandartes para Ogum: Uma Abordagem Pedagógica da Cultura e Arte Afrobrasileira (2019)
Artista convidade para atividade na disciplina Arte Africana e Afro-Brasileira na Educação nos Países da Integração, na UNILAB.
PHOTO-GÊNERO 2019: Semana de Fotografia Baiana em Maputo (2019)
Projeto aprovado no Edital Mobilidade Artística e Cultural 2018 - 4° chamada, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realizado em parceria com a fotógrafa e cineasta Juh Almeida, com as seguintes atividades:
1. Oficina Estandartes para Ogum, com estudantes da Escola Nacional de Artes Visuais de Moçambique, no Centro Cultural Brasil-Moçambique.
2. Série fotográfica “Forças em Movimento”, na exposição “Memória, Ancestralidade e Afeto”, no Museu Nacional de Arte de Maputo.

Voltar ao topo